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9 de outubro de 2019

SETOR HOTELEIRO DE SALVADOR MANTÉM NÚMEROS ESTÁVEIS EM SETEMBRO

A taxa de ocupação do setor hoteleiro de Salvador permaneceu estável no mês de setembro mas cresceu em diária média em comparação ao mesmo período do ano passado

SETOR HOTELEIRO DE SALVADOR MANTÉM NÚMEROS ESTÁVEIS EM SETEMBRO

A rede hoteleira da capital baiana registrou ocupação de 60,15% no mês de setembro de 2019, mantendo-se praticamente estável em relação ao mesmo período do ano anterior (62,80%). Já a diária média apresentou um incremento de 28,4%, passando de R$ 213,85 em setembro de 2018 para R$ 274,51 em setembro de 2019, sendo em grande medida influenciada pela entrada no mercado de hotéis de luxo. Deste modo o Revpar (indicador ponderado de taxa de ocupação e diária média) teve um incremento de 22,9%, com R$165,12, situando-se acima do igual período de 2018 (R$ 134,30).

Para avaliar o impacto da entrada dos hotéis de luxo na série de indicadores, basta observar que sem a participação dos novos entrantes de luxo na amostra, a ocupação média de setembro seria um pouco maior (61,48%), a diária média bem menor (R$ 225,24), embora ainda superior a do mesmo período de 2018, e o Revpar seria de R$ 138,73.

Comparando-se o período de janeiro a setembro de 2019, com igual período do ano anterior, verifica-se que a taxa de ocupação média de 2019 (61,47%) manteve-se estável em relação a 2018 (61,29%), enquanto a diária apresentou crescimento de 20% (passando de R$ 228,71 em 2018 para R$ 287,79 em 2019), estimulada novamente pela entrada dos hotéis de luxo. Este incremento também pode ser observado no Revpar, com R$ 176,91 de janeiro a setembro de 2019, contra R$ 141,92 no mesmo período de 2018, segundo os dados oficiais do setor apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Glicério Lemos, a expectativa para os próximos meses é manter taxa de ocupação igual à do ano passado. “Estamos tentando recuperar o fluxo de turistas na capital baiana, com os Roadshows, projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), promovendo o destino Salvador nos principais polos emissores e capacitando agentes e operadores de viagem. Entre 07 a 11 de outubro, estaremos qualificando profissionais de turismo em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Divinópolis; no dia 28 de outubro a 1º de novembro faremos capacitações em Brasília, Goiânia, Anápolis e de 04 a 07 de novembro, encerramos os Road Shows deste ano, em Porto Alegre e na Feira Festuris em Gramado”, explicou Glicério.

A recuperação de vôos – perdidos no passado recente com a crise da Avianca Brasil, a entrada das companhias low cost a partir de dezembro e a inauguração do novo centro de convenções também sinalizam perspectivas de melhora para 2020, de acordo com o presidente da ABIH-BA.

Os números são fruto da Pesquisa Conjuntural de desempenho (Taxinfo), realizada em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. Os dados são fornecidos diariamente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.

Foto: Eric Ribeiro

Fonte:
Mercado & Eventos
Autor:
Mercado & Eventos - Por Janaina Brito
Publicado em:
9 de outubro de 2019

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