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13 de fevereiro de 2019

Maior feira de joalheria da América Latina lança tendências de mercado e discute as principais tendências de consumo

Abrindo o calendário de feiras voltadas para o setor joalheiro no Brasil, a 68ª edição da FENINJER reuniu, até esta quinta-feira (07/02), mais de 100 expositores no Hotel Sheraton/WTC na capital de São Paulo.

Maior feira de joalheria da América Latina lança tendências de mercado e discute as principais tendências de consumo

A Ajorio, com apoio da Firjan, levou cerca de 20 empresários para conhecer a feira e realizar negócios.

No domingo, primeiro dia de evento, empresários e convidados puderam participar de uma rodada de palestras que trataram de assuntos relevantes ao setor. Abrindo o circuito, a semioticista, Clotilde Perez, apresentou o resultado de uma importante pesquisa sobre o consumo de joias encomendada em conjunto pela AJORIO, IBGM, AJESP e AJOMIG. Em sua apresentação, Clotilde respondeu a duas grandes questões: qual é a relação do consumidor com o produto e quais são as alavancas e as barreiras ao uso de joias nos dias atuais. Dentre outros importantes pontos, a pesquisa revelou que a forma de comunicar o uso das joias deve ser adotado imediatamente pelo setor. A pesquisadora virá ao auditório da Ajorio no dia 12 de março para apresentar o referido resultado.

Dando continuidade Leonardo Treviso, da Macro Publicidade, falou sobre a importância de uma boa imagem na hora de vender joias pela internet. Márcia Croce, também consultora da Ajorio, falou sobre a gestão de estoque, a escolha certa do mix de produtos e dicas de como classifica-los.

Na sequência, Rafaela Dal´Maso falou sobre “instagramabilidade”. Em uma era de compartilhamento de imagens, criar experiências no ponto de venda, com espaços pensados para atrair o olhar do consumidor e despertar o desejo de compartilhamento dos registros nas redes sociais, pode gerar uma publicidade espontânea, atrair mais consumidores e, quem sabe até viralizar.

Abrindo o segundo bloco de apresentações, um bate-papo mediado por uma importante personalidade do setor de joias no Brasil, o empresário Manoel Bernardes, reuniu dois nomes de sucesso na joalheria brasileira: Carla Amorim e Carolina Neves. Elas contaram sobre suas trajetórias de sucesso, inspirações, processo de criação, business, comunicação, comportamento, práticas para uma boa gestão e quais são as projeções para o futuro de suas marcas.

A palestra mais aguardada da noite, com a blogueira russa Liza Urla, trouxe a visão da fundadora do blog Gemologue.com sobre o mercado internacional de joias. Durante sua apresentação, Liza, que é uma das maiores influenciadoras de joias do mundo, falou sobre o comportamento do consumidor estrangeiro. Ela elencou também grandes tendências de acessórios e afirmou que brincos, dentro do universo da joalheria, é o termo mais procurado para compras na internet. Liza falou sobre como o turismo pode ser um gatilho bom para as vendas, como o público jovem está cada vez mais interessado em consumir joias e, em contrapartida, cada vez mais antenado com o processo de fabricação empregado pelas marcas. Educar os clientes para que eles entendam o que estão comprando, também foi uma das inúmeras dicas que a palestrante deu durante o evento. Dando continuidade as grandes tendências: a publicidade com pessoas reais, a transparência na hora da venda e criar uma experiência diferenciada no momento de fechar o negócio são pontos fundamentais para o sucesso de uma joalheria.

Reforma Tributária foi o assunto de encerramento do dia de palestras. A missão ficou por conta dos advogados Dr. Caio Bartini e a Drª. Tatiana Biar com mediação do diretor do IBGM, Écio Moraes.

Dentre nossos associados, as grifes Márcia Mór, Art’ G, Salmon, Arrigoni, De L’Amour, Esmebras e Ponto Prata representaram a joalheria carioca durante a feira.

Fonte:
SISTEMA AJORIO
Autor:
SISTEMA AJORIO
Publicado em:
13 de fevereiro de 2019

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