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12 de agosto de 2019

GRANDES EMPRESAS DE OLHO NA PRODUÇÃO DE HAMBÚRGUER VEGETAL NO BRASIL

A americana ADM será responsável pelo fornecimento da matéria-prima do hambúrguer, que será produzido na fábrica da Marfrig em Várzea Grande (MT)

GRANDES EMPRESAS DE OLHO NA PRODUÇÃO DE HAMBÚRGUER VEGETAL NO BRASIL

De olho na crescente demanda por hambúrguer vegetal, a brasileira Marfrig Global Foods e a americana Archer Daniels Midland (ADM), uma das principais tradings agrícolas do mundo, anunciaram uma parceria para desenvolver o produto no Brasil. O valor do investimento das duas companhias não foi divulgado.

A ADM será responsável pelo fornecimento da matéria-prima do hambúrguer, que será produzido na fábrica da Marfrig em Várzea Grande (MT). A ideia é que o produto emule o sabor e a textura da carne, afirmou o CEO da Marfrig, Eduardo Miron, em comunicado. “Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, disse o executivo.

Os parceiros querem lançar o produto ainda neste ano. Para tanto, a Marfrig terá uma marca própria voltada aos produtos vegetais, que no primeiro momento serão comercializados no setor de alimentação fora do lar.

As empresas não anunciaram qual será a principal matéria-prima vegetal. No mercado, a ervilha despontou como uma das principais alternativas para esse tipo de hambúrguer e faz parte da composição do produto desenvolvido pela americana Beyond Meat, empresa que vem fazendo sucesso nos Estados Unidos junto aos investidores e aos consumidores.

No Brasil, o hambúrguer que simula o sabor e a textura da carne ainda está no início. A Fazenda Futuro, do empresário Marcos Leta, é um dos grupos mais avançados. A empresa comercializada no Grupo Pão de Açúcar (GPA) e em hamburguerias em algumas das principais capitais do país. Recentemente, a empresa de Leta foi avaliada em US$ 100 milhões. Assim como a Beyond Meat, a Fazenda Futuro utiliza ervilha como um ingrediente.

Dona da marca Seara, a JBS também lançou recentemente um hambúrguer vegetal, feito a partir de soja e beterraba, entre outros. O produto começou a chegar às gôndolas de alguns supermercados de São Paulo e do Rio de Janeiro no mês passado.

Em comum, os projetos buscam atingir um consumidor preocupado com o meio ambiente e o bem estar animal. Do ponto de vista nutricional, no entanto, sugiram preocupações devido ao teor de sódio desses produtos.

Fonte:
Abrasel
Autor:
BeefPoint
Publicado em:
8 de agosto de 2019

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