Dicas para aumentar as vendas de natal
Com a proximidade do Natal, a melhor data para o comércio, especialistas em varejo dizem que o mais importante é se planejar, pois desta forma é possível se organizar e criar estratégias específicas para a data, assim como investir no ponto de venda e no atendimento.

Clique nos links e veja:
- NATAL: MELHOR DATA PARA O COMÉRCIO
- DICAS PARA ALAVANCAR AS VENDAS DE NATAL
Confira dicas fundamentais e melhore o desempenho das vendas neste ano
PRODUTOS
- Estoque: não existe pior situação do que ter clientes querendo comprar e você não ter produto para vender. Para evitar isso, é importante fazer um bom controle de estoque, em especial dos itens de maior giro.
- Variedade: outro ponto é que a natureza da data promove a troca de presentes entre muitas pessoas; consequentemente, é normal a aquisição de muitos itens de valores menores do que em ocasiões como Dia das Mães. O ideal é oferecer diversos produtos com variadas faixas de preço. Vales-presentes proporcionam flexibilidade aos clientes, o que aumenta as chances de retê-los.
- Embalagens: embalagens temáticas e bonitas são uma maneira de fisgar o cliente que não quer ter outro gasto além do presente. Se não tiver espaço na própria loja para fazer o embrulho, ofereça a embalagem para que ele monte o presente em casa.
- Trocas: como as compras geralmente são para outras pessoas, é importante dar a possibilidade de trocar produtos e informar claramente as condições.
- Entregas: capriche na logística e deixe claros os prazos de entrega. Condições especiais como frete grátis ou embalagens diferenciadas também são boas opções.
EQUIPE
- Organização: prepare os vendedores com treinamentos sobre atendimento e estratégias para aumentar as vendas. Eles devem ser orientados a oferecer aos consumidores informações que facilitem a escolha das melhores soluções para suas necessidades.
- Cadastro dos clientes: após o cliente realizar a compra, solicite seu cadastro. Entregue formulário no qual constem os seguintes dados: nome, e-mail, telefone e data de aniversário. Desta forma é possível manter os clientes informados sobre as novidades da sua empresa.
LOJA
- Decoração: é importante para criar um clima de encantamento nos atendimentos e lembrar o consumidor de que a data está próxima. No começo de dezembro acontecem muitas confraternizações, então a decoração deve estar pronta em meados de novembro.
- Aromatização: espalhar fragrâncias na loja pode ser uma boa alternativa. No entanto, é importante não exagerar para não afastar o cliente. Selecionar perfumes relacionados à temática do seu negócio.
- Organização: o cliente deve poder circular livremente entre as prateleiras. Os produtos têm que estar arrumados e os preços bem visíveis.
DIVULGAÇÃO
Meios tradicionais: planeje e Invista tempo e dinheiro em ações para divulgar sua empresa. Anúncios em veículos tradicionais como jornais de grande circulação e jornais de bairro e panfletagem. Spots em rádios podem ser eficazes e com custo acessível. Outras opções são carro de som. Não esquecer da decoração física, como faixas, banners e adesivos na loja.
- Meios digitais: seja presente virtualmente. E-mails marketings, SMS, whatsapp, tudo é válido. Coloque podcasts e vídeos no site da sua empresa. Mídias sociais – Facebook, Instagram, Linkedin...... são muitas mídias, cada uma adequada a determinados públicos. Não esqueça de uma regra simples: “Relevância = Receita”. Postar dicas ou fazer anúncios pagos nessas mídias devem ser avaliados. Além disso, as redes sociais não devem ser uma vitrine de vendas. É necessário postar conteúdos relevantes para os consumidores, que devem ter suas dúvidas respondidas o mais rápido possível.
PAGAMENTO
Condições de pagamento atrativas, como parcelamento sem juros e início do pagamento no ano seguinte podem influenciar na decisão do consumidor. Também é necessário aceitar múltiplos meios de pagamento, como débito, crédito, cheques e, claro, dinheiro.
MARKETING
- Promoções: aposte em concursos culturais, sorteios de prêmios e programas de acúmulo de pontos para troca por produtos. Combos de produtos com desconto também são uma boa opção. Até mesmo promoções do tipo “pague 2 e leve 3″ podem gerar resultados, com foco em produtos com menor saída. Ofereça brindes.
- E-commerce: o site de sua empresa deve ser bem construído, atrativo e responsivo. Os produtos – fotos nítidas e com foco em detalhes – e as condições de pagamento devem ser facilmente visualizados pelos clientes. As promessas feitas, como prazo de entrega e condições de troca, devem ser respeitadas.
COMEMORE O ANO NOVO
Continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado ou com e-mails personalizados, enviando sugestões de produtos complementares ao que já foi adquirido. Informe também sobre prazos para a devolução e troca de presentes. E por fim, lembre-se: o Natal é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem seus lucros anuais e, principalmente, criarem relações duradouras com os clientes – uma chance de fidelizá-los.
- Fonte:
- Sebrae/RJ
- Autor:
- Por Fernando de Moraes, Sebrae/RJ
- Publicado em:
- 30 de novembro de 2018
Você também vai gostar de ler
-
Indústria de alimentos fecha 2018 com aumento de 2,08% em faturamento 14 de fevereiro de 2019
Indústria de alimentos fecha 2018 com aumento de 2,08% em faturamento
O setor brasileiro de alimentos registrou um crescimento de 2,08% em faturamento no ano de 2018, atingindo R$ 656 bilhões, somadas exportação e vendas para o mercado interno, o que representa 9,6% do PIB, segundo a pesquisa conjuntural da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
-
Consumo interno dos Cafés do Brasil representa 13% da demanda mundial 13 de fevereiro de 2019
Consumo interno dos Cafés do Brasil representa 13% da demanda mundial
Consumo de café em nível mundial foi estimado em 165 milhões de sacas de 60kg num período seguido de doze meses
-
Otimismo atinge todos os elos do agronegócio 6 de fevereiro de 2019
Otimismo atinge todos os elos do agronegócio
“Foi possível constatar, de fato, um sentimento de euforia"