SEBRAE Inteligência Setorial

SEBRAE

Turismo

Imagem de título do setor Turismo
11 de junho de 2019

Como obter dados significativos para ajudar na precificação

Sites próprios de hotéis e meta-buscadores são boas fontes de dados

Como obter dados significativos para ajudar na precificação

Em um mercado tão competitivo quanto a hotelaria, é preciso estar atento aos preços praticados pela concorrência para não ficar em desvantagem. Mas, com tantos meios de distribuição, em que cada um utiliza uma taxa diferente, a comparação pode ficar, além de trabalhosa, incorreta. A OTA Insight, empresa de data intelligence para hotelaria, acredita que a precificação correta é um dos principais pontos para se maximizar a receita dos hotéis.

Por isso, a companhia dividiu algumas boas práticas para melhor comparar dados. Para realizar uma comparação mais certeira, também é importante saber quem são seus concorrentes. Para isso, é importante saber como montar uma cesta competitiva.

Precificação: onde recolher dados

A empresa recolhe dados de, geralmente, três categorias: sites do próprio hotel ou da rede a qual pertence; OTA’s em que a concorrência distribui o inventário; e meta-buscadores. Agregadores e comparação, normalmente usados pelos clientes, como TripAdvisor e Trivago também são fontes úteis.

Foque principalmente na qualidade dos dados, e não em quantidade. Certifique-se de que as fontes das informações são confiáveis e preste atenção em anomalias. Divergências de informações podem ser encontradas, por exemplo, na nomenclatura das habitações.

O mesmo quarto pode ser vendido como Club Rooms na HotelBeds e como Quarto Standard no Booking.com. É importante de adaptar a essas pequenas diferenças para comparar os tipos de quartos corretos.

Precificação: Atenção aos detalhes

Outro ponto que deve ser ressaltado durante a comparação são os detalhes das habitações. Como, por exemplo, o que está incluído no preço e nas políticas de cancelamento.

Se seu quarto está sendo vendido a R$ 210 e o do concorrente está a R$ 250, pelo preço você teria a vantagem. Mas, se o do concorrente inclui café-da-manhã, ou possui uma política de cancelamento mais tolerante, tem uma vantagem distinta.

Traga essas características, muitas vezes decisivas, à tona para que você possa considerar ajustar seus preços de acordo.

Foto: Photo Mix/Pixabay

Fonte:
Hotelier News
Autor:
Juliana Stern - Hotelier News
Publicado em:
10 de junho de 2019

Você também vai gostar de ler