SEBRAE Inteligência Setorial

SEBRAE

Alimentos

Imagem de título do setor Alimentos
12 de julho de 2018

AUTOATENDIMENTO NO COMÉRCIO VAREJISTA

A mais nova tendência dos supermercados é o uso da chamada máquina de self-checkout, ou seja, o cliente é o responsável por escolher os produtos que quer comprar, passá-los pelo caixa e realizar o pagamento – tudo isso por conta própria, a partir do uso de uma só máquina, sem a intervenção de um funcionário sequer.

AUTOATENDIMENTO NO COMÉRCIO VAREJISTA

O brasileiro tem intimidade com o autoatendi- mento, mas talvez nem se dê conta disso. Já há alguns anos, realiza suas próprias operações bancárias em máquinas de autoatendimento, compra bilhetes de metrô e amplia o saldo do cartão de transporte público sem a necessidade de intervenção humana, serve-se de pãezinhos e outras guloseimas nas padarias com suas próprias mãos, adquire entrada para cinemas e teatros por meio de monitores e até mesmo o check-in no aeroporto é feito automaticamente, em totens específicos para esse fim, dentre tantos outros exemplos.

O mercado varejista, por exemplo, tem aderido à novidade e oferece, cada vez mais, a experiência do autoatendimento em supermercados, lojas de departamentos, lojas de eletroeletrônicos, lanchonetes, farmácias e tantos outros estabelecimentos comerciais.

Este Boletim de Tendências aborda o autoatendimento no comércio varejista, uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, que veio para ficar.

Você também vai gostar de ler